terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sobre o profissional do século XXI...

Por NATIELE

           No desenvolver da obra o autor, Hamilton Wenerck, foca mais em visões futuras mostrando como alcançamos o sucesso em nossas vidas tanto pessoal como profissional.Visando ações, o autor nos mostra as exigências do mercado de trabalho e desenvolve as melhores táticas para um bom progresso focando sempre a questão de razão e afeto como elo que leva o empreendedor a um bom desenvolvimento.
           O autor com sua linguagem coloquial nos envolve em seus textos, encantando-nos com amor ao próximo fluindo a emoção de se realizar profissionalmente , sempre visando algo novo, fazendo assim uma grande criação.
           Usando seu método lógico e claro, tocando pontos esquecidos e nos fazendo pensar em como fomos e como seremos um dia Hamilton nos encanta com suas obras tão vivas.

2 comentários:

  1. Nós dividimos todas as atividades que vamos realizar de acordo com o tempo que elas demoram a serem concluídas. Isso se deve ao fato de já termos uma rota pronta para cada uma delas, de modo que não precisamos pensar em como realizá-las e sim copiamos uma maneira já existente.
    Hoje seguimos padrões. Somos manipulados pela mídia, deixando-nos levar pela moda, pela uniformidade do que nos é mostrado.
    É preciso deixar de lado a tradição e abrir espaço para a criação de novas idéias, costumes e crenças. Precisamos pensar e desenvolver coisas novas que nos ajudem a evoluir e a nos integrar ao meio em que vivemos.

    ResponderExcluir
  2. Capítulos I e II

    O autor argumenta na introdução do livro, a necessidade de mudança de paradigmas, objetivando a melhor inclusão do profissional no campo de trabalho.
    No capítulo I e II, concluimos que, sómente com a libertação de conceitos pré-estabelecidos, com um crescimento nas relações afetivas e maior valorização do ser humano, esta mudança se tornará possível.
    Em relação aos ítens apresentados, arrisco POETAR:

    É tempo de mudanças
    Tempo de quebrar regras
    Tempo de desacelerar
    Tempo de respeitar o Tempo
    Tempo de resgatar valores
    Tempo de deixar fluir emoções e sentimentos
    Tempo de criar
    Tempo de amar com razão e coração
    tempo de respeitar as diferenças
    Tempo de resgatar o EU
    Tempo de crescer
    Tempo de SER
    *NESTE TEMPO EU ME ENCONTRO !

    Na sequência, no capítulo III, a autor coloca como necessidade, a busca por uma espiritualidade. Não posso concordar!No meu entender, virtudes como ética, valores morais, são frutos de uma educação aprimorada, são heranças de criação .
    Quando o autor afirma que políticos, dirigentes de emprêsas e escolas devem buscar este caminho ,também discordo, acreditando que o sucesso depende do grau de comprometimento das pessoas, do ideal a ser conquistado, da vontade de vencer.Agora, é necessário sim, que pessoas desenvolvam em si , sentimentos voltados à uma convivência mais fraterna, honestidade, firmeza e determinação , usando sempre a razão mas sem perder a ternura, fator tão importante no relacionamento humano.

    Nos capítulos IV e V, achei interessante as colocações do autor. Realmente, acho que a chave do sucesso também é examinar o "velho", fugir de padrões pré-estabelecidos,se abrir para mudanças, ampliar horizontes, comunicar-se,compartilhar o conhecimento,desenvolver técnicas de trabalho, usar a criatividade.É nesta interação que o homem cresce.

    Nos capítulos seguintes compreendi que , para que esta evolução aconteça ,o profissional do século XXI, precisa investir na sua formação , buscar a liderança, ter atitudes , envolvimento com causas sociais; isto evidencia pessoas comprometidas com o outro, pessoas que fazem a diferença, pessoas que se tornam referência positiva.
    Esta busca de realização pessoal deve se estender à todas as áreas- trabalho, família, lazer-sómente assim se tornará uma pessoa realizada, inserida no perfil exigido para este novo momento .Estas conquistas irão impulsioná-lo à novas buscas e ao encontro de novos horizontes.

    * A leitura deste livro me fez pensar....
    Não posso olhar a vida como uma grande aventura a ser vivida.QUERO MAIS!Quero perceber a imensa alegria que está no coração quando estou lutando! Quero ser um eterno aprendiz!

    Fátima

    ResponderExcluir